Escolha uma Página

Atuação destacada da ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB) na Câmara dos Deputados por três mandatos e na Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa foi reconhecida pela França. Perpétua foi agraciada nesta segunda-feira, 23, em Brasília, com medalha Ordem Nacional da Legião de Honra (em francês: Ordre National de la Légion d’Honneur) pelos “excelentes serviços prestados na área da Defesa Nacional e no fortalecimento das relações entre os dois países”.

A condecoração honorífica francesa foi entregue pelo Embaixador da França no Brasil, o Michel Miraillet. Na solenidade, Miraillet destacou atuação da acreana Perpétua Almeida na assinatura do acordo de transferência de tecnologia entre o Brasil e a França para a produção de quatro submarinos convencionais e nuclear, desenvolvido conjuntamente com a estatal DCNS. E em projetos estratégicos importantes para o Brasil como a construção dos helicópteros HXBR, parceria com a companhia Eurocopter, e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) em consórcio com a empresa Thales Alenia Space (TAS).

A trajetória de vida da ex-parlamentar também foi lembrada pelo Embaixador francês. “Perpétua Almeida é uma mulher guerreira e que muito atuou em defesa do Brasil e das boas relações com a França nesse setor. Essa medalha hoje é um agradecimento pela sua atuação aguerrida”, destacou.
Em seu discurso, Perpétua Almeida agradeceu emocionada a honraria. “Fico grata pela homenagem. Como mulher e acreana é uma honra receber uma medalha criada pelo bravo Napoleão Bonaparte. Tenho orgulho de receber em nome do povo do Acre essa condecoração”.

A procuradora-geral do Ministério Público do Acre (MP-AC), Kátia Rejane, participou da solenidade de condecoração. Participaram também empresários do setor de Defesa do Brasil e da França, autoridades militares francesas, acadêmicos e representantes do setor.

Criada em 1802 por Napoleão Bonaparte a medalha busca recompensar personalidades civis e militares pelos serviços destacados à nação.

De Brasília, Vanessa Marques